top of page

PET DPCFC

2019

/1

Grupo de Leitura

Equipe integrante:  Marília Magalhães Gonçalves¹; Abelardo Lucas Batista de Lima Ferreira2; Bradley Petcher de Moura Matsumura3; Cecília Nogueira Ribeiro Magalhães²; Felipe Munck Silva2; Larissa Lopes Mariz2; Jéssica Amaral Pereira Ponciano2; Jéssica Rodrigues Nunes Alves4; Meison David Leite Da Rocha4; Matheus Henrique Alcântara de Lima Cardoso5; Victor Campana Leite5;.

¹Tutora do grupo PET-DPCFC e Professora do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

²Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

³Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Mecatrônica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

4'Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

5Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

 

Endereço para correspondência: pet.conexoes.ufsj@gmail.com.

A Leitura é algo que está inserido em nossas vidas desde o momento em que começamos a absorver e a compreender tudo que está ao nosso redor. Além de ser uma enorme fonte de informações, é uma forma viável de desenvolver diversas habilidades pessoais, como senso crítico, escrita, comunicação entre outras. 

Tendo em vista o ambiente universitário, o hábito da leitura é essencial. A todo momento a ação de ler se faz necessária, uma vez que os alunos estão com sua capacidade de interpretação sendo testada continuamente durante os estudos e em falta pode haver falhas significativas na compreensão, o que ocasiona queda no seu rendimento acadêmico. Uma forma eficiente de evitar tal queda é propagar a prática da leitura neste meio, pois é através desta que os alunos desenvolverão suas capacidades interpretativas e críticas.  

Pela percepção de que poucos alunos da Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Alto Paraopeba (UFSJ-CAP) possuem esse hábito, é que se dá a concepção do Grupo de Leitura CAP como um dos projetos desenvolvidos pelo PET_DPCFC ( Programa de Educação Tutorial : A Difusão do pensamento Científico como Ferramenta para a Cidadania). 

O Grupo é aberto à comunidade acadêmica e externa e se reúne no mínimo duas vezes por semestre para a discussão de um livro previamente escolhido, sendo normalmente um deles de cunho literário e um de cunho científico. O grupo atua também divulgando a leitura no ambiente em que está inserido, através de cartazes motivadores, compra de livros que poderão ser doados para a biblioteca do campus ou das escolas na região. 

Os encontros realizados são uma forma de avaliação, onde os professores terão a prova do empenho dos alunos e poderão diagnosticar erros e sugerir melhorias no projeto. As conclusões tiradas servirão de base para o desenvolvimento de temas importantes na comunidade, tais como a compreensão e comparação das concepções humanas, das diversas visões de um mesmo tema e de suas repercussões. Proporcionando a todos, principalmente aos alunos envolvidos, o desenvolvimento das capacidades críticas e avaliativas de obras literárias e, consequentemente, de outras áreas, tais como as envolvidas no currículo de sua formação.

Palavras-chave: Literárias e encontros.

 

Páginas:

https://www.facebook.com/petdifusaodopensamento/

http://petdpcfc.wixsite.com/ufsj

2018

/2

Drops Tecnológico

Equipe integrante: Marília Magalhães Gonçalves¹; Bradley Petcher de Moura Matsumura³'';  Cecília Nogueira Ribeiro Magalhães³; Fernando Matos Lana Araujo³; Lucas Campana Leite³; Marco Aurélio Andrade Cacheado²; Matheus Henrique Alcântara de Lima Cardozo²; Roberta Oliveira Aguiar de Souza²; Victor Campana Leite²; Mariana Boueri Ferreira³''.

¹Tutora do grupo PET-DPCFC e Professora do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

²Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

³Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia de Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

³'Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

³"Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Mecatrônica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

 

Endereço para correspondência: pet.conexoes.ufsj@gmail.com.

 

Segundo o educador Edgard Roquette-Pinto, fundador da rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1923, a rádio no Brasil seria a escola dos que não tiveram escola, sendo que uma pesquisa realizada pela IBOBE em 2017 indica que mais de 80% da população ainda se declara ouvinte deste meio de comunicação. Essa informação, associada ao fato do cidadão brasileiro ser escassamente informado sobre ciência, aplicabilidade das descobertas científicas e produção de conhecimento das universidades, levou à criação do projeto Drops Tecnológico, pelo grupo PET - DPCFC. Através de vinhetas de curta duração, o projeto tem por objetivo levar à população do Alto Paraopeba informações sobre ciência e tecnologia, com temas ligados aos diversos ramos da Engenharia, utilizando a rádio Educativa de Congonhas, Rádio comunitária Aliança de Ouro Branco, canais virtuais de comunicações municipais e as redes sociais do PET ( instagram, facebook, acompanhados de imagens ilustrativas). Os alunos do Programa de Educação Tutorial são responsáveis pela pesquisa, redação e edição das matérias e pela produção da vinheta. Depois de revisadas pela tutora, as vinhetas são enviadas para as rádios e canais virtuais, sendo que, para estes últimos, são acompanhadas de imagens padronizadas ilustrativas. Como resultado, espera-se informar aos cidadãos do Alto Paraopeba sobre o que acontece no mundo da ciência e tecnologia e estimular a curiosidade dos ouvintes, despertando neles novas vocações. Além disso, espera-se que o conhecimento adquirido se torne um instrumento para melhoria da qualidade de vida, permitindo-lhes refletir sobre as informações, construir novos conceitos e despertar um senso crítico em relação a atividades cotidianas. Ao mesmo tempo, o Drops Tecnológico permite que os petianos desenvolvam conhecimentos em diversas áreas da ciência devido às intensas pesquisas para confecção de vinhetas e melhoram a forma de comunicação, pois é necessário que o conteúdo seja sintetizado em pequenos textos de fácil compreensão e disponíveis para leigos de todas as idades.

Palavras-chave: educação tecnológica, rádio educativa.

 

Páginas:

https://www.facebook.com/petdifusaodopensamento/

http://petdpcfc.wixsite.com/ufsj

2018

/1

2017

/2

Engenharia no Ensino Médio

Equipe integrante: Marília Magalhães Gonçalves¹; Aysis Santos Lima Asevedo³; Bradley Petcher de Moura Matsumura³"; Cecília Nogueira Ribeiro Magalhães²; Fernando Matos Lana Araujo²; Isabela Guimarães Assumpção²; Jéssica Rodrigues Nunes Alves³'; JhonatanCamargos Faria²; João Victor Sales Castro²; Lucas Campana Leite²; Luciana Chaves Weba³'; Marco Aurélio Andrade Cacheado³; Mariana Boueri Ferreira³'; Matheus Henrique Alcântara de Lima Cardoso³; Roberta Oliveira Aguiar de Souza³; Victor Campana Leite³.

¹Tutora do grupo PET-DPCFC e Professora do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

²Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

³Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

³'Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

³"Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Mecatrônica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

 

Endereço para correspondência: pet.conexoes.ufsj@gmail.com.

 

Ao longo da vida o ser humano está em uma constante busca pelo conhecimento advindo de um complexo sistema de ensino durante o período acadêmico. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico e preocupações com a qualidade de vida ganham destaques cada vez maiores na sociedade e na educação, atribuindo como função da escola desenvolver o conhecimento científico dos alunos instigando habilidades para a inovação e pesquisa. Para isso, buscam-se alternativas de ensino e de aprendizagem que motivem e despertem nos alunos seu interesse pelo aprender, desenvolvendo assim a habilidade de autonomia. O ensino médio se caracteriza pelo distanciamento entre conceitos básicos aprendidos em sala de aula e suas aplicações cotidianas. Outra característica marcante do ensino médio é sua privação de laboratórios experimentais e material didático alternativo. Portanto, a interação dos alunos do ensino médio com graduandos da UFSJ busca despertar o interesse pelas cinco engenharias do CAP de forma que os alunos possam conhecer alguns trabalhos realizados pelos graduandos. Este projeto tem como proposta promover uma maior interação do Ensino Médio com o Ensino Superior. Através de canais de comunicação entre alunos do ensino médio e alunos da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ - CAP). Esses canais serão implementados através da intervenção dos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) que irão levar às escolas do Ensino Médio a apresentação de cada curso oferecido no campus e experimentos básicos e detalhar as oportunidades que uma instituição federal oferece de forma a despertar o interesse pelo Ensino Superior e pelos cursos oferecidos UFSJ/CAP, como as atividades extra curriculares. Além, pretende-se uma visita dos alunos do Ensino Médio às instalações do campus, mostrando os laboratórios e demais dependências como refeitório e biblioteca. Assim, o aluno estará envolvido em uma experiência educativa em que o processo de construção do conhecimento está integrado às práticas vividas, superando o processo do aprender fragmentado e descontextualizado que se constata na maioria das escolas.

Palavras-chave: aprendizagem, ensino, conhecimento, autonomia, pedagógico.

 

Páginas: https://www.facebook.com/petdifusaodopensamento/

http://petdpcfc.wixsite.com/ufsj

Revista virtual

Equipe integrante: Marília Magalhães Gonçalves¹; Alisson Cristian da Cruz²; Aysis Santos Lima Asevedo³; Isabela Guimarães Assumpção²; Jéssica Rodrigues Nunes Alves³'; Jhonatan Camargos Faria²; Lucas Andrade Rabello³; Lucas Campana Leite²; Luciana Chaves Weba³'; Marco Aurélio Andrade Cacheado³; Maria Bernadete Pinto²; Roberta Oliveira Aguiar de Souza³; Vitor Junior de Oliveira Silva².

¹Tutora do grupo PET-DPCFC e Professora do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

²Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

³Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

³'Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

 

Endereço para correspondência: pet.conexoes.ufsj@gmail.com.

 

O Campus Alto Paraopeba desenvolve anualmente diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, mas ainda não contava com um meio de divulgação dos mesmos. Pensando nisso, o grupo PET-DPCFC propôs a criação de uma revista virtual. Uma página online para expor os projetos da Universidade Federal de São João del-Rei/ Campus Alto Paraopeba (UFSJ/CAP) com, a princípio, periodicidade semestral. O objetivo é oferecer aos estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais dos diversos cursos de Engenharias do CAP, assim como também fora dele, um espaço eletrônico de caráter técnico, para divulgação dos trabalhos realizados no campus, assim como também promover uma maior familiaridade da comunidade acadêmica com as atividades desenvolvidas. O projeto teve sua primeira edição publicada em agosto de 2017 por meio da plataforma online Wix, em cooperação com alguns docentes e discentes do Campus Alto Paraopeba que enviaram resumos de seus projetos. Além da plataforma online, a revista também conta com uma versão em PDF. O site também inclui uma contagem de visualizações e uma aba de Contato para comentários e sugestões. Dessa forma, será possível avaliar a aceitabilidade da revista e fazer futuras adequações. 

Palavras-chave: revista virtual, PET, Campus Alto Paraopeba, projetos.

 

Páginas: https://www.facebook.com/petdifusaodopensamento/

http://petdpcfc.wixsite.com/ufsj

2017

/1

Programa de Educação Tutorial - Difusão do Pensamento Científico como

Ferramenta para a Cidadania – PET DPCFC

Equipe integrante: Marília Magalhães Gonçalves¹; Alisson Cristian da Cruz²; Aysis Santos Lima Asevedo³; Isabela Guimarães Assumpção²; Jhonatan Camargos Faria²; Lucas Andrade Rabello³; Luciana Chaves Weba³'; Marco Aurélio Andrade Cacheado³; Maria Bernadete Pinto²; Roberta Oliveira Aguiar de Souza³; Vitor Junior de Oliveira Silva².

¹Tutora do grupo PET-DPCFC e Professora do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

²Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

³Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

³'Aluno(a) do curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Ouro Branco (MG), Brasil.

 

Endereço para correspondência: pet.conexoes.ufsj@gmail.com.

 

Criado em 2010 pela professora Daniela Leite Fabrino, o PET-DPCFC tem como finalidade básica a formação dos alunos que se inserem no grupo, desenvolvendo a sua capacidade de trabalho em equipe, dinamismo e enriquecendo seus conhecimentos com projetos de pesquisa, ensino e extensão. É um grupo multidisciplinar, composto por alunos bolsistas e voluntários de três cursos ofertados pelo Campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del- Rei. O PET-DPCFC reconhece a importância de integrar a universidade e a comunidade e sempre desenvolveu projetos de extensão com essa finalidade. Projetos como o drops tecnológico e o engenharia no ensino médio são alguns exemplos. O drops tecnológico consiste na elaboração de vinhetas informativas desenvolvidas pelos petianos e em colaboração com a Rádio Educativa FM, localizada em Congonhas, são gravadas e divulgadas, a fim de difundir o conhecimento científico pela região do Alto Paraopeba. O engenharia no ensino médio visa apresentar aos alunos das escolas públicas e privadas os cinco cursos ofertados pelo Campus Alto Paraopeba e incentivá-los a ingressar na Universidade, através de uma semana de palestras, atividades e experimentos demonstrativos de cada curso. O PET-DPCFC também possui projetos focados em pesquisa e ensino como forma de complementar a formação do aluno enquanto universitário, são eles, o ciclo de seminários, o grupo de estudos, a revista virtual e o grupo de leitura. O ciclo de seminários tem o intuito de trazer para a universidade, profissionais de diversas áreas para dividir com os alunos do Campus seus saberes e suas experiências por meio de palestras. O grupo de estudos tem como propósito abordar temas de relevância na formação dos alunos engenheiros capacitados para o mercado de trabalho. A revista virtual é um meio eletrônico para publicação das atividades relacionadas ao Campus Alto Paraopeba e manter informada a comunidade acadêmica sobre os acontecimentos, atividades e projetos do Campus. O grupo de leitura visa incentivar a leitura de livros literários e científicos entre os alunos que, diante de toda correria da vida universitária, encontram pouca motivação e tempo para se dedicar a essa atividade. São realizados encontros para discussão dos livros que são escolhidos pelos alunos por meio de votação. Com isso, o PET - DPCFC procura popularizar o pensamento científico como importante ferramenta para a cidadania, através da difusão do conhecimento e, assim, consequentemente, acrescentar valores e técnicas na formação do aluno para o melhor preparo deste, não somente para o mercado de trabalho, mas também para a vida.

Palavras-chave: PET-DPCFC, conhecimento, difundir, pesquisa, ensino, extensão.

 

Páginas: https://www.facebook.com/petdifusaodopensamento/

http://petdpcfc.wixsite.com/ufsj

Se inscreva
bottom of page